terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Ficha de trabalho sobre exercício físico e seus benefícios


Exercício físico
Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatiadoenças cardiovascularesdiabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas.[1][2] Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.[3] Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.[2]
(…)
O exercício físico é um componente do moderno estilo de vida que nas suas distintas modalidades tais como ginásticadesporto e educação física constituem atividades vitais para a saúde, a educação, a recreação e o bem-estar do ser humano, a prática do desporto e os exercícios físicos podem fazer pelos Homens o que não poderiam fazer milhões de médicos. A prolongação da vida e a terapia contra numerosas enfermidades são os principais benefícios do exercício físico.

Exercícios físicos na vida adulta
O ideal para a saúde é que o exercício físico se torne um hábito na [infância] ou na adolescência, para não haver dificuldades de integrá-la à vida [adulto].
Um dos principais problemas relacionados a essa adaptação é a falta de tempo, que cria os "atletas de final de semana". Praticar atividade física somente aos finais de semana pode não ser bom à própria saúde. É necessário um ritmo correto entre exercício e descanso. O recomendado é que, para cada dia de exercício, seja dado um dia de descanso, principalmente para as pessoas que se iniciam.

in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exerc%C3%ADcio_f%C3%ADsico


Consequências para a saúde do sedentarismo - Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividades físicas podendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterialdiabetesobesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio Podendo também ser coadjuvante direta ou indiretamente na causa de morte súbita.


in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sedentarismo


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Ficha de trabalho sobre tipos de exercício


Lê com atenção o seguinte texto e observa as imagens. Depois responde às questões e no final carrega no botão "Enviar".



Exercício Aeróbio
O exercício aeróbio é aquele que se refere ao uso de oxigénio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. WXY e nadar são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbios.
Os Exercícios aeróbios típicos são contínuos e prolongados, realizados com movimentos não muito rápidos. Esta categoria de exercício é a que traz mais benefícios ao organismo, diminuindo a hipótese de doenças cardiovasculares e melhorando qualidade e expectativa de vida, pois somente os exercícios aeróbios de longa duração queimam as reservas de gordura do corpo humano.
Como o exercício aeróbio atua na queima de gorduras
Quando se pratica exercícios aeróbios, ocorre que as células musculares consomem mais oxigénio para produzir energia. Comparando com o exercício anaeróbio, que são de maior intensidade e de menor duração ocorre que, neste caso, nos primeiros segundos o organismo quebra o ATP (molécula que armazena energia) que existe armazenado dentro das células musculares e só depois passa a transformar a glicose existente no corpo em ATP para poder continuar a usá-la. Em exercícios aeróbios, que são de menos intensidade porém de grande duração, o corpo irá exigir muito mais energia porém terá mais tempo para produzi-la. Neste caso a glicose transforma-se em ácido pirúvico que entra na mitocôndria (uma estrutura da célula) e produz a enzima Aacetil-coA que por fim reage com o oxigénio da respiração e produz em torno de dezoito vezes mais ATP do que os exercícios anaeróbios. Mas, como a glicose é uma substância vital para o funcionamento do cérebro, o corpo evita utilizá-la em grande quantidade e então passa a utilizar às moléculas de gordura no lugar da glicose para produzir energia. Por isso, o exercício aeróbio consome não só a gordura dos músculos como a de outras partes do corpo.
Uma pessoa sedentária leva cerca de 20 minutos de atividade física para começar a queimar gorduras. Já um maratonista queima gordura nos primeiros 10 minutos de prova
Exercícios aeróbios incluem atividade realizada em longos períodos de tempo em menor intensidade. Exercícios como caminhar, correr, nadar e pedalar requerem grande quantidade de oxigénio para gerar energia por período prolongado de tempo.
Benefícios para a saúde:
• Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração.
• Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco.
• Tonificação da musculatura.
• Diminuição da pressão arterial.
• Elevação do número de células vermelhas do sangue.
• Melhoria da circulação sanguínea.
• Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência.
• Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.

Exercício Anaeróbio

Exercício Anaeróbio é um tipo de atividade física em que predomina o fornecimento de energia por processos metabólicos que não envolvem oxigénio.
São atividades breves de alta intensidade nas quais o metabolismo anaeróbio acontece nosmúsculos.
Durante períodos de tempo mais longos de exercício físico, o metabolismo aeróbio provê a energia, o que é chamado de exercício aeróbio.
Exemplos de exercícios anaeróbios incluem Zsprintssaltos; qualquer exercício que consista de movimentos rápidos de alta intensidade. Exercícios anaeróbios são geralmente usados por atletas para desenvolver força e bodybuilders para construir massa muscular. Músculos que são treinados sob condições anaeróbias desenvolvem melhor performance em atividades de curta duração e alta intensidade.
Exercícios aeróbios, por outro lado, incluem atividade realizadas por longos períodos de tempo em menor intensidade.
Há dois tipos de sistema de geração de energia anaeróbia: o ATP-CrP, que tem a creatina fosfatada como principal fonte de energia, e o ácido lático (ou glicólise anaeróbia), que usaglicose na ausência de oxigénio. O segundo é um uso ineficiente da glicose e produz subprodutos que, acredita-se, sejam prejudiciais ao funcionamento muscular.
O sistema de ácido láctico é o dominante durante exercícios de intensidade alta a máxima, durante curto período de tempo (em torno de um minuto), mas ele também é responsável por uma parte da energia durante exercício aeróbio, uma vez que o organismo é capaz de livrar-se dos subprodutos anaeróbios até um certo nível. A eficiência da remoção dos subprodutos pelos músculos melhora através do treino.

fonte: wikipedia